no

O que é heraldica ? Significado, origem e brasão de familia

Saiba o que é heraldica e não saia por aí comprando ou compartilhando brasão de familia falso. O canal Meu Brasão desmitifica tudo pra gente.

A arte de brasonar

O que é Heráldica ?

Conceito de heraldica

Antes de mais nada você conhece o brasão de sua familia ? Primeiramente destacamos que heraldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos. Ou seja, as origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios. Assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos. No entanto, é importante notar que um brasão de armas é definido não visualmente, mas antes pela sua descrição escrita, a qual é dada numa linguagem própria – a linguagem heráldica.

Meu Brasão – Inscreva-se em nosso Canal

O desenho

Nesse sentido ao ato de desenhar um brasão de familia dá-se o nome de brasonar. No entanto a arte de brasonar segue uma série de regras mais ou menos estritas. Afinal não se trata de uma criação aleatória de gravuras e alegorias. Logo, apenas após a leitura das descrições e interpretação correta é que será possível brasonar corretamente. Desta forma criando brasões precisos e semelhantes entre si.

A primeira coisa que é descrita num escudo é o esmalte (cor) do campo (fundo); seguem-se a posição e esmaltes das diferentes figuras (objectos) existentes no escudo. Sobretudo o brasão de familia irá conter elementos históricos para ser brasonado. Para heraldica isto é essencial.

Então estas cargas são descritas de cima para baixo, e da direita (dextra) para a esquerda (sinistra). Em outras palavras, a dextra (do latim dextra, -æ, «direita») refere-se ao lado esquerdo do escudo, e a sinistra (do latim sinistra, -æ, «esquerda») ao lado direito. Tal como este é visto pelo observador, e a razão porque isto sucede prende-se com o facto de a descrição se referir ao ponto de vista do portador do escudo. Não do seu observador.

O significado do escudo para heráldica

Embora a palavra escudo seja comumente utilizada para se referir ao brasão de armas no seu todo, na realidade, o escudo é apenas um dos elementos que compõem um brasão de armas. Do mesmo modo numa descrição completa, o escudo pode ser acompanhado por outros elementos, como suportes, coronéis, listéis com motes (ou lemas).

Canal sobre heraldica Meu Brasão

O canal Meu Brasão surgiu sobre a premissa de “facilitar” o entendimento do público sobre o verdadeiro significado de heráldica. Bem como explorar o que representa cada um dos elementos heráldicos utilizados por mestres heraldistas na construção de brasões de familia. Além disso, descobrir o seu brasão de familia .

o que é heraldica
Clique aqui para se inscrever

O site Paraiba Web embarcou nessa experiência e vivenciamos uma verdadeira imersão na história medieval.

Descobrimos inúmeras curiosidades que tinham passado despercebidos aos nossos olhos. Em síntese, achávamos que os desenhos eram feitos de maneira aleatória. Ainda está um pouco distante para descobrirmos o que é heraldica. Contudo descobrimos que cada cor e elemento possui um significado heraldico, histórico. Definitivamente vale muito a pena conferir o trabalho deles – Redação ParaibaWeb.


Cuidado na internet – BRASÕES FAKES

Antes de mais nada, você já sabe qual a origem do sobrenome de sua familia ? Se não, inscreva-se no canal, ou siga o instagram para receber todas as notificações do Meu Brasão e entender um pouco mais sobre o que é heraldica.

De antemão o canal Meu Brasão surgiu pela necessidade da criação de uma comunicação mais aberta entre heraldistas e interessados na arte. Logo que por inúmeras vezes estavam se deparando com brasões falsos sendo comercializados de todas as formas e até mesmo em tatuagens.

Em conclusão o canal possui um corpo de pesquisadores heraldistas capacitados além de possuir o maior acervo bibliográfico de todo nordeste do Brasil importados da Europa.

Acervo de livros raros

ARMORIAL LUSITANO (ACADEMIA PORTUGUESA DE HISTÓRIA), EDITORIAL ENCICLOPÉDIA, ANTÔNIO MACHADO DE FARIA,
LISBOA 1961.

ARMEIRO-MOR. MANUSCRITO ILUMINADO DE 1509, (PORTUGAL).

BRASONÁRIO DA NOBREZA DE PORTUGAL (MANUSCRISTO DO SÉCULO XVII), EDIÇÕES MOREIRA E ALMEIDA LMDA, LISBOA 1999.

CARTAS DE BRASÃO DE ARMAS, ORGANIZADO POR NUNO GONÇALO PEREIRA BORREGO, GUARDA-MÓR EDIÇÕES, LISBOA.

O BRASONÁRIO PORTUGUÊS E A CULTURA HEBRAICA (INSTITUTO DE SOCIOLOGIA E ETNOLOGIA DAS RELIGIÕES), MOISÉS DO ESPÍRITO SANTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

governo-do-estado-da-paraiba-discute-situacao-da-pandemia,-neste-domingo-(7)

Governo do Estado da Paraíba discute situação da pandemia, neste domingo (7)

semob-jp-orienta-sobre-atendimento-ao-publico-exclusivo-com-agendamento

Semob-JP orienta sobre atendimento ao público exclusivo com agendamento